Como elaborar um currículo e ser escolhido pelo recrutador – Parte 2

 

como-elaborar-um-curriculo-parte2

Saiba que esta tática aplicada de forma correta vai fazer seu currículo se destacar perante os outros, deixando ele altamente profissional e estratégico. Na parte 1 deste artigo mostrei como meu currículo não dava resultado, mesmo copiando aqueles modelos prontos da internet e como modifiquei algumas palavras que resultou em entrevistas de emprego. Caso você não viu ainda esta primeira parte clique aqui.

Agora vamos aprender como elaborar um currículo de forma estratégica que vai deixar seu currículo no topo e deixar os outros pra trás.

Preparação

Primeiro vamos aprender como funciona o sistema de busca do Google.

Quando você digita uma busca, por exemplo: como fazer maquiagem simples

como elaborar um bom curriculo

O Google faz uma pesquisa interna e analisa qual site é relevante, e que vai trazer a informação que você está procurando. Neste caso quem ficou no topo foi as imagens, depois um vídeo no Youtube com o título “como fazer maquiagem simples”, e logo após um site com o título “Aprenda a fazer uma maquiagem de festa simples e bonita”.

Depois outro site com o título “Maquiagem simples e fácil – Mundo Mulheres” e assim a lista vai descendo são milhares de site que fala sobre a mesma coisa.

Mas a grande questão é porque entre milhares de sites esses três e outros da primeira página estão no topo? A resposta é! De acordo com o que você pesquisou o Google faz uma busca no seu banco de dados e procura qual site vai ser útil pra você.

Para esse site ficar no topo ele precisa ter o conteúdo que você esta querendo saber. Os outros menos relevante são descartados e fica lá embaixo.

Comparação

De uma forma genérica é mais ou menos como a seleção brasileira de futebol, o técnico tem várias opções de jogadores, má só os que ele acha relevante ele chama pra fazer parte da equipe.

Mas o que isso tem haver com seu currículo né mesmo?

Os empregadores e gestores de recursos humanos são muito ocupados e tendem a rever rapidamente os currículos. Em média levam de 15 a 20 segundos analisando cada currículo eles fazem uma filtragem assim como o google faz com os sites, apenas os interessantes ficam no topo.

Portanto, o seu currículo deve pegar rapidamente a atenção do empregador. Escrevendo uma breve, com a descrição que realmente o empregador esteja interessado. Sua experiência e habilidades pode fazer isso.

Diga a verdade em seu currículo. Envie seu currículo para descrever como suas habilidades vão atender às necessidades do empregador focando em algum possível problema da organização.

E como seu currículo pode fazer isso.

Primeiro

Na seção objetivo do seu currículo tem que ser igual o da vaga anunciada.

Se no anuncio da vaga de emprego estiver: Recepcionista

Coloque no seu objetivo: Recepcionista

Não coloque atendente, secretária, muito menos a disposição da empresa. Quando o recrutador tiver passando os olhos no seu currículo já vai ver o mesmo da vaga oferecida já ganhou um ponto.

Você viu que quando pesquisei no Google sobre como fazer maquiagem simples, o primeiro site que ele mostrou foi o que tinha o mesmo título.

Vá fazendo isso em todo decorrer do currículo.

Segundo

Quando uma empresa anuncia uma vaga ela também divulga os requisitos necessário. E você vai trabalhar seu currículo em cima desses requisitos.

Logo abaixo está um exemplo de requisito para recepcionista.

Requisitos: Ensino Médio completo Desejável vivência na área da saúde. Atividades: Atendimento telefônico e pessoal ao cliente Emissão de guias de atendimento Orientação sobre funcionamento da unidade Oferecemos: Salário compatível Assistência médica e odontológica Vale transporte Refeição no local Cesta Básica Seguro de Vida Previdência Privada Auxílio creche.

O grande segredo é você adaptar seu currículo nesses requisitos. No seu perfil profissional, por exemplo, coloque suas características com palavras usadas no requisito. Se no seu trabalho anterior você executava atendimento telefônico, reative falando sobre os benefício que trazia para a empresa anterior e que agora pode beneficiar a futura empresa.

Depois dessa tática aplicada em meu currículo ele sempre se destaca em meio de uma pilha de concorrentes. Caso queira saber também como aplicar esta tática escrevendo de forma persuasiva aplique as DI’s.

Agora que você sabe a tática, não perca tempo e torne seu currículo um camaleão e consiga várias entrevistas. Não tenha um currículo de esperança, e sim tático.

Caso tenha alguma dúvida, ou queira deixar algum depoimento deixe seu comentário logo abaixo.

Gostou, compartilhe!

    E-book Grátis REVELA ESTRATÉGIAS INFALÍVEIS para conseguir seu EMPREGO o mais Rápido possível!

    Romildo Salles

    Website:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *