Como fazer um bom currículo

como-fazer-um-bom-curriculo-1

Você quer mudar de carreira ou precisa de um novo emprego? Você já começou a usar a internet ou jornais locais para encontrar um emprego? Ou, você pode estar no estágio de enviar currículo. Quer aprender dicas para fazer seu currículo um sucesso? Veja como.

A etapa de preparação da procura de emprego é talvez a parte mais importante. É como se preparar para um encontro romântico, você terá que conquistar a outra pessoa. Só que antes de você ficar cara a cara você precisa mostrar seu interesse e a outra se interessar também por você.

Agora já imaginou você ter que arrumar um casamento apenas enviando uma carta? E que nessa carta precisa ter toda a descrição necessária para que a outra pessoa se interesse por você? E então, como descreveria você?

Desde o seu rosto e sua personalidade não será visto originalmente, você terá que deixar o seu  currículo fazer todo o trabalho pra você. É por isso que é extremamente importante que o seu currículo tenha aparência profissional e impactante.

Aumente suas chances de ser chamado para uma entrevista seguindo 3 dicas super valiosa. A terceira é a que mais me surpreende.

São essas dicas que você terá que manter em mente ao fazer seu currículo.

Como um lembrete,

O seu currículo é a primeira coisa que um empregador vai ver. Se você enviar para uma vaga que você viu anunciado on-line ou em seu jornal local, há uma boa chance de que você não vai apresentar o seu currículo pessoalmente. Embora nem sempre é justo, muitos empregadores escolher seus candidatos unicamente por seus currículos.

É por isso que é extremamente importante que você analise cuidadosamente o seu currículo antes de transformá-lo em sua carta de esperança. Na maioria dos casos, o currículo é o que faz ou quebra possibilidade de um candidato fazer o trabalho que eles estavam procurando.

Você não quer casar com uma pessoa que não tem nada haver com você, quer?

Vamos as dicas!

DICA 1#

Uma dica importante para se lembrar.

Ao criar um novo currículo ou revisão de seu currículo atual, é a aparência. Muitas pessoas acreditam erroneamente que essa é melhor maneira para seu currículo se destacar.

Sim, você quer o seu currículo para se destacar, mas em um bom caminho de uma forma profissional. A todo custo, você vai querer experimentar e evitar papel colorido e chamativo e letras pequenas, difícil de ler. Como dito acima, muitos empregadores escolhe seus candidatos por seus currículos.

Tendo um currículo profissional e atraente é a maneira mais rápida de obter vantagem, e “não se preocupe”, com a grande pilha de currículos.

  DICA 2#

Técnica do camaleão

Também é aconselhável, ou seja, “obrigatório” que você adapte seu currículo para o trabalho que você está procurando, ou pelo menos o mercado que você está esperando entrar.

Por exemplo:

Se você é analista de contas e está procurando um emprego na área financeira, o objetivo do currículo tem que mencionar “Analista de contas”, outro exemplo:  “Área técnica em específica manutenção mecânica”, ou algo semelhante.

Adaptando o seu currículo para cada trabalho específico ajudará a mantê-lo um passo acima da concorrência. Há muitos empregadores que se perguntam se seus candidatos ler o anúncio de emprego antes de enviar. Você não quer ser um desses candidatos.

Um exemplo bem grosseiro.

Salientando a necessidade de um trabalho na indústria metalúrgica em específica fabricação, o candidato envia um currículo todo redigido para área comercial, ou seja adaptado pra vendas, se a vaga é pra caldeireiro(fabricação), No momento esse currículo não faz sentido. Isso é uma maneira rápida de seu currículo ir para lixeira, ou seja, não interessa nem um pouco para o empregador.

Seu currículo tem que ser igual um camaleão, tem que se adaptar a vaga e a empresa específica.

Lembrando! Sem mentir.

DICA 3#

Quantas páginas tem que ter um currículo?

Quando se trata de fazer um bom currículo profissional, é o comprimento. Sim, você quer ter certeza de que o seu currículo inclui o máximo de informações que puder, mas você vai querer certificar-se de que não é repleta de informações irrelevantes. Dizem que é aconselhável manter o seu currículo em torno de uma ou duas páginas no máximo.

A quantidade de páginas não importa desde que você faça de forma correta e persuasiva. Já fiz currículo para um leitor do blog com cinco páginas, porém de forma estratégica com escrita persuasiva. O resultado é que choveu de entrevistas pra ele.

Porém, não é simplesmente, trabalhei em empresa tal, minhas qualidades são tal e etc. É nisso que muitos erram.

É preciso saber como montar um currículo de forma que mostre, porque suas qualidades e experiências vão fazer a diferença para aquela empresa, como você vai contribuir para aumentar resultados, reduzir custos e etc. Para ser mais específico, você precisa resolver um problema, ou trazer ideias novas, aumentar vendas, enfim. É preciso mostrar algo de valor para o empregador. Por isso não importa se é uma página ou seis páginas.

No entanto que você mostre isso no currículo de forma direta para aquela vaga e em específico para aquela empresa. E também você não é a única pessoa que está concorrendo a mesma vaga, por isso é preciso ser impactante e saber como fazer um bom currículo.

Como fazer um currículo extraordinariamente impactante?

 É preciso responder a uma pergunta.

Porque devo contratar você, se tem candidato com a mesma experiência, ou até mais que você?

Se o seu currículo responder a essa pergunta, se conectando com a mais profunda emoção dos recrutadores de recursos humanos.

Pronto! Se prepare para uma enxurrada de entrevistas.

As dicas acima mencionadas devem ser capazes de ajudá-lo a criar um currículo profissional e impactante, aquele que vai ser olhado e vai deixar os recrutadores loucos para conhece-lo.

Resumindo:

  1. Cuide da aparência do seu currículo
  2. Adaptar seu currículo para cada vaga e empresa específica.
  3. Escreva seu currículo com maestria, de forma a impactar o recrutador, mesmo que tenha mais de duas páginas.

Se este post foi útil pra você deixe seu comentário, ou se tiver alguma dúvida deixe sua pergunta. Vou ter o prazer de ajuda-lo(a). Afinal, já passei e vi cada uma. BLZ!

Gostou, compartilhe!

    E-book Grátis REVELA ESTRATÉGIAS INFALÍVEIS para conseguir seu EMPREGO o mais Rápido possível!

    Romildo Salles

    Website:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *